segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Antes foram eles. Agora é a nossa vez...

Monumento aos Descobrimentos
Num passado distante e a uma certa altura do campeonato, os portugueses tiveram que se lançar ao mar. Foi o período dos descobrimentos, a expansão portuguesa e a busca de novas rotas marítimas e terras. Esse conjunto de viagens durou de 1415 a 1543 e ajudou a definir o mapa mundial.
Como todos já sabem, em 1500 Pedro Álvares Cabral aportou em terras brasileiras, transformando Portugal num reinado forte e cobiçado por outros países ou reis.
De lá pra cá, o Brasil se tornou independente - graças a outro português com jeitinho brasileiro - D. Pedro I e seguiu seu rumo.
Durante anos, Brasil foi sinônimo de crise, enquanto a Europa se apresentava como uma alternativa de vida para muitos brasileiros. Hoje, a situação econômica dos dois países, se comparado com outras épocas, se inverteu. Portugal passa por uma crise econômica, a mesma que balançou a Grécia, Irlanda e Espanha.
Mas, mesmo com a crise, os portugueses  não deixam a peteca cair e viram que o turismo pode ser uma saída para a crise.
Uma leva de turistas brasileiros está tomando Lisboa. Em todos os lugares, você praticamente tropeça em brasileiros que, segundo a taxista portuguesa Dona Maria Francisca, estão gastando mais do que os americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário