quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Brasileiro bom de grana !

O destaque de hoje dos telejornais e na Internet é o volume de dinheiro gasto no exterior pelos turistas brasileiros em 2012: US$ 22 bilhões.
Isso mesmo, 22 bilhões de dólares ou, 45 bilhões de reais foram gastos em compras, transportes, estadia, etc.
Não é de hoje que viajar para o exterior, muitas vezes, acaba sendo mais barato do que viajar pelo Brasil. Aqui, além do famoso "custo Brasil" o turista tem que se sujeitar a pagar mais caro, precisamente, em tudo o que comprar.
No ínicio do ano, por exemplo, vimos inúmeras reportagens mostrando que a cerveja e o refrigerante vendidos nas praias custavam mais 100% em relação ao preço comercializado nos supermercados. Além disso, hotéis e pousadas aumentam violentamente seus preços na temporada.
Uma boa parte desse gasto no exterior poderia ser contabilizado como importação. Sim, isso mesmo, muitos turistas que foram para Nova Iorque, por exemplo, voltaram com as malas lotadas de produtos para serem revendidos aos amigos e parentes à preços inferiores aos praticados aqui.
Se não fossem os impostos somados à ganância do empresariado brasileiro, com certeza, uma boa parte desse dinheiro que ficou lá fora estaria sendo gasto por aqui mesmo. Se o turista for para Nova Iorque e trazer alguns produtos como iPhone ou iPad para serem revendidos aqui, rapidamente ele quita metade dos custos da viagem. Isso sem contar perfumes, maquiagem e roupas para as mulheres, tênis para as crianças e equipamento eletrônicos para os homens.
A verdade é que o brasileiro gastou e vai continuar gastando muito lá fora. Isso até o momento que o governo e o empresariado em geral tomarem vergonha na cara em relação aos impostos praticado nessa doce - e bondosa - pátria mãe gentil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário