segunda-feira, 22 de abril de 2013

Como planejar a sua próxima viagem.

Lisboa: uma excelente escolha.
Viajar é delícia. Conhecer novos lugares, pessoas e costumes é um aprendizado que dificilmente você esquecerá. Mas uma boa viagem vai depender de organização e planejamento. 
Viajar no estilo backpacker (mochila) requer, antes de tudo, boa disposição e uma dose extra de bom humor.
Dormir em albergue poderá ser uma experiência agradável ou uma experiência terrível, vai depender da sua escolha.
Se você já tem uma grana preparada para viajar, parabéns. Pegue suas coisas e boa viagem.
Como esse não é o caso da maioria dos viajantes, uma dica é começar a guardar dinheiro um ano antes de partir. Na coluna de hoje, vou passar algumas dicas úteis para você planejar a sua próxima viagem:

1.  Antes de tudo, escolha o seu destino e procure não limitar o seu sonho.
2. Selecionado o destino, pesquise todas as possibilidades de hospedagens, custo de vida do país, costumes, etc. Um site muito bom para localizar e reservar o hostel (albergue) é o www.hostelworld.com
Nele você poderá ler os comentários e avaliações de outros viajantes à respeito dos albergues. A reserva é feita online e você deve pagar 10% do valor total da hospedagem.
3. Faça as contas e verifique quanto você irá gastar, em média, por dia e coloque uns 20% a mais por garantia. Uma viagem de mochila pela Europa tem um custo mínimo de 60 euros por dia, divididos nessa proporção: 20 euros de albergue, 20 euros para as refeições e 20 euros para tickets de metrô e passeios.
4. Comece a comprar antecipadamente as moedas para a viagem: uma coisa é você arrumar mil euros em uma semana e outra coisas é você levar um ano juntando esse valor.
5. As casas de câmbio vendem pequenos valores também, ou seja, você pode ir comprando dólares ou euros aos poucos. Consulte sempre na Internet a cotação das moedas.
6. Crie uma poupança de viagem: um cinema hoje poderá ser um passeio em outro país daqui a um ano.
7. Pesquise sempre os preços de passagens aéreas. Se cadastre em todos os sites de companhias aéreas, assim você receberá as promoções constantemente. Alguns sites legais de pesquisa: www.decolar.com.br e www.viajanet.com.br
8. A maioria das cias aéreas também vendem passagens internacionais diretamente no site. Todas as passagens podem ser parceladas no cartão de crédito, algumas em até 10 vezes sem juros.
9. Vá aumentando progressivamente seu limite de cartão de crédito. Ele será uma garantia para eventuais surpresas durante a viagem.
10. Cheque a validade de seu passaporte: ele tem que ter pelo menos 6 meses de validade.
11. Confira se o país escolhido pede visto de entrada. Não deixe para ir atrás disso na última hora.
12. Procure obter o máximo de informações sobre o destino desejado. Converse com amigos, pesquise os blogs de viagens e leia os relatos de outros viajantes.

Depois de tudo isso, só posso desejar UMA BOA VIAGEM !

Dicas

- Nunca esqueça do seguro de viagem. Além de ser um documento obrigatório para as viagens internacionais ele é a garantia de que você não entrará em apuros caso preciso de um atendimento médico.


Eduardo Sona é jornalista e apresentador de TV. 
Conheça o site www.mochileiro40tao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário